No final da tarde de quarta-feira (15) o governo informou que foram confirmados mais 15 casos de infecção pelo novo coronavírus, da variante ômicron no Japão.
Publicidade
Todos são passageiros que entraram no país e testaram positivo. Depois disso foi feita a análise mais detalhada cujos resultados indicaram a nova variante.
Com esses novos casos, o total do país aumenta para 32.
77 países do mundo
A nova variante já foi confirmada em 77 países, informou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS-Organização Mundial da Saúde, na terça-feira (14).
“Está se disseminando em um ritmo sem precedentes”, afirmou. O diretor acredita que já está presente na maioria dos países e teme pela tensão no sistema médico.
A sonda Parker ‘tocou’ o Sol pela primeira vez (NASA)
Uma sonda da NASA “tocou” o Sol oficialmente, afundando na atmosfera solar não explorada conhecida como coroa.
Publicidade
Cientistas anunciaram a notícia na terça-feira (14) durante uma reunião da União de Geofísica Americana.
A sonda Parker na verdade passou pela coroa em abril durante sua oitava aproximação ao Sol. Cientistas disseram que levou alguns meses para receberem os dados de volta e então vários meses mais para confirmar.
“Fascinantemente empolgante”, disse o cientista de projeto Nour Raouafi da Universidade Johns Hopkins.
Lançada em 2018, Parker estava a 13 milhões de quilômetros do centro do Sol quando ela atravessou o perímetro recortado e desigual entre a atmosfera solar e o vento solar de saída. A sonda entrou e saiu da coroa pelo menos 3 vezes, cada vez uma transição tranquila, de acordo com cientistas,
Visto que o Sol não tem superfície sólida, a coroa é onde a ação fica. Explorar essa região magneticamente intensa mais de perto pode ajudar cientistas a compreenderem melhor explosões solares que interferem a vida na Terra.
Dados preliminares sugerem que Parker também penetrou a coroa durante sua 9ª aproximação em agosto, mas cientistas disseram que mais análise era necessária. Ela fez sua 10ª aproximação no mês passado.
Parker continuará se aproximando mais do Sol e afundando mais na coroa até sua órbita de grande final em 2025.
As descobertas mais recentes também foram publicadas pela Sociedade Americana de Física.