A governadora da região metropolitana de Tóquio, Yuriko Koike, informou, na quinta-feira (16) que a variante ômicron foi confirmada em uma pessoa que voltou do exterior e testou positivo para o novo coronavírus. É o primeiro caso em Tóquio e o 33.º no país.
Essa pessoa estava em quarentena em casa, depois de retornar do exterior. Teve contato próximo com uma outra, a qual testou positivo no dia anterior, quarta-feira, e a amostra foi encaminhada para análise do genoma.
Em 12 deste mês, essa pessoa com confirmação da infecção pela variante ômicron esteve no Estádio Atlético Todoroki, em Kasawaki, para assistir uma partida desportiva. Por isso, as 80 pessoas à sua volta, consideradas de contato próximo, necessitam fazer teste PCR.
“Os passageiros de determinados países podem voltar logo para casa e resulta que podem testar positivo. O país deve repensar na quarentena para torná-la mais confiável. Aqueles que retornarem devem agir tendo em mente a possibilidade de infectar outras pessoas”, disse a governadora.
O secretário-chefe de gabinete, Hirokazu Matsuno, em uma entrevista coletiva que a pessoa infectada com a cepa ômicron em Tóquio, disse: “Foi confirmado um caso enquanto estava em quarentena, com um contato próximo identificado. Não acho que tenha sido um contágio na comunidade”.
Fontes: NHK e Tokyo Shimbun