A produção em fábricas no Japão aumentou no ritmo mais rápido em registro no mês de novembro, visto que o abrandamento dos problemas na rede de fornecimento global ajudou a fabricação de carros a sair de sua recente queda, aumentando as perspectivas para uma forte recuperação econômica de quarto trimestre.
Mas enquanto condições de fabricação melhoradas ofereçam certo alívio para políticos, a escassez global persistente de semicondutores e novos riscos da variante ômicron do coronavírus devem obscurecer a perspectiva para a terceira maior economia do mundo.
A produção em fábricas aumentou 7,2% em novembro em comparação ao mês anterior, registrando seu maior salto desde 2013, quando dados comparáveis foram disponibilizados pela primeira vez, graças à produção em crescimento de veículos e produtos à base de plástico.
“A produção foi retomada para onde ela estava anteriormente porque a produção de carros se recuperou”, disse Takeshi Minami, economista chefe no Instituto de Pesquisa Norinchukin.
Fonte: Nippon