SARS-CoV-2 (Torange.biz)
Na terça-feira (4) o governador da província de Okinawa, Denny Tamaki, disse “reconheço que começou a sexta onda”, se referindo ao aumento explosivo de infecção pelo novo coronavírus, pois foram confirmados 130 na segunda e 225 na terça-feira. Desde 16 de setembro a província não tinha resultados tão elevados.
Publicidade
Em resposta à propagação da infecção, o nível de alerta da própria província foi elevado para 2 e os cidadãos foram solicitados a reduzir suas chances de contato com as pessoas.
Governador Tamaki em coletiva de imprensa na terça-feira (NNN)
Também informou sobre a suspensão da campanha de desconto para os cidadãos, de passeios pela província, a partir de sexta-feira (7). Solicitou que as cerimônias da maioridade sejam adiadas ou canceladas.
Com esse total de terça-feira a província está com o pior índice semanal a cada 100 mil habitantes, do país, passando de 26 a 39, considerado crítico. Há um temor de tensão no sistema médico pelo aumento repentino de pacientes.
Repercussão imediata em Miyazaki
O governador da província de Miyazaki pediu aos cidadãos que evitem viajar para Okinawa, onde vem sendo registrados elevados números de testados positivo e também da variante ômicron.
Shiga também na 6.ª onda
Na terça-feira, o governador da província de Shiga, Taizo Mikazuki, elevou o nível de alerta de 0 para 1 devido ao aumento repentino dos novos casos de infecção pelo coronavírus. De 10 do dia anterior, confirmou 40 casos nesse dia.
Governador de Shiga (Kyoto Shimbun)
Declarou o mesmo que o governador de Okinawa: “entramos na sexta onda”. Como vem tendo aumento de casos com a variante ômicron, disse que é possível que ainda esta semana eleve o nível para 2.
Problema das bases americanas
O governador Denny Tamaki criticou severamente as bases americanas pelo aumento dos casos da variante ômicron, substituindo a convencional.
Okinawa é a província com o maior número de bases militares americanas instaladas. Mas, não é a única que está amargando o problema da expansão do coronavírus.
Em Aomori, na base de Misawa, foram confirmados 56 casos de infecção entre 26 de dezembro a 3 de janeiro.
Base de Iwakuni, na província de Yamaguchi (NHK)
Na terça-feira, em Iwakuni (Yamaguchi) foram confirmados 62 novos casos na cidade e 47 na base americana. Somente nessa base já são 489 casos.
Em 9 bases instaladas em Okinawa a soma desde 15 de dezembro até terça-feira chegou a 832, maioria do Camp Hansen.
Em outras bases, como Yokosuka (Kanagawa) e Camp Fuji em Gotenba (Shizuoka) também já foram confirmados novos casos.
Fontes: Okinawa Times, UMK, ANN, Kyoto Shimbun, FNN, NHK, Yomiuri e Chugoku Shimbun