O medicamento antiviral molnupiravir da Merck, utilizado para tratamento dos pacientes com Covid-19, com quadro leve a moderado, foi liberado de forma especial para o Hospital Universitário Showa em Shinagawa-ku, Tóquio, diante da expansão da infecção.
Nesse hospital o medicamento oral foi utilizado em 2 pacientes, na faixa dos 50 anos, com sintomas moderados mas com risco de se tornarem graves por causa da hipertensão.
Eles tiveram a confirmação da infecção pela variante ômicron e as pílulas foram usadas para o tratamento. Segundo a instituição médica, 3 dias depois constatou-se através do exame, que a quantidade de vírus contida na respiração exalada foi significativamente reduzida.
“Dado que a quantidade de excreção de vírus diminuiu muito em 3 dias, acho que é altamente eficaz também para a variante ômicron”, concluiu Hironori Sagara, médico e diretor do hospital.
Esse medicamento favorece o paciente, pois não necessita da aplicação do soro, reduzindo também a carga dos enfermeiros.
O molnupiravir é o primeiro medicamento via oral, para tratamento dos pacientes com covid, usado no Japão, aprovado em dezembro do ano passado.
Fonte: ANN