O Japão está se preparando para uma possível visita do presidente dos EUA, Joe Biden, na segunda metade de maio para discussões sobre segurança regional, China e Coreia do Norte, divulgou o jornal Yomiuri nesta terça-feira (1º), citando várias fontes do governo.
A visita, a primeira de Biden como presidente, seria programada para coordenar com uma reunião em Tóquio dos líderes do Japão, Índia Austrália e EUA, o chamado diálogo de segurança Quad, acrescentou.
Entretanto, o secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse em uma coletiva de imprensa que nenhuma data específica havia sido estabelecida para uma visita.
Biden e o primeiro-ministro Fumio Kishida realizaram há duas semanas a primeira reunião extensa desde o ano passado quando o premier japonês assumiu o poder, concordando em aumentar a cooperação econômica e preocupações com a segurança, incluindo China, mísseis da Coreia do Norte e ameaça da Rússia contra a Ucrânia.
Naquela ocasião, Biden aceitou um convite para visitar o Japão, indicando que ela ocorreria no fim da primavera, disse depois um alto funcionário da administração dos EUA.
Fonte: South China Morning Post