Tonga, a ilha no Pacífico atingida por desastre, entrou em lockdown devido ao coronavírus com início nesta quarta-feira (2), após confirmar seus primeiros casos de infecção comunitária.
A mídia local divulgou que o primeiro-ministro Hu’akavameiliku disse que duas pessoas haviam testado positivo para o vírus. Os dois casos são trabalhadores de porto na capital Nuku’alofa.
Após confirmação, autoridades de Tonga colocaram restrições rigorosas em vigor sobre a economia e outras atividades a nível nacional.
O país no Pacífico foi atingido por uma erupção vulcânica submarina em 15 de janeiro que causou tsunami.
Mais de duas semanas após o desastre, o país está lidando com os efeitos posteriores, incluindo falta de água potável porque reservas foram contaminadas por cinzas vulcânicas.
As redes de comunicação do país com o mundo exterior continuam prejudicadas após cabos submarinos terem sido danificados na calamidade.
A comunidade internacional está oferecendo assistência. Isso inclui entregas de água e outras necessidades, por mar e ar.
Os itens são deixados para que os residentes distribuam, com mínimo contato entre quem é de fora da ilha e os tonganos, com o coronavírus em mente.
Ainda precisa ser determinado se os casos de infecções locais estão relacionados ao envios de ajuda.
Fonte: NHK