Nevasca fechou aeroporto de Shin-Chitose (UHB)
Uma das piores frentes frias vem causando queda de neve pesada nos últimos dias, inclusive na terça e quarta-feira (23).
Publicidade
Em Fukui o acúmulo até a manhã de quarta-feira foi de 19cm na cidade homônima, 20cm em Echizen e 1,92m em Ono.
Não foi diferente nas demais províncias da região Hokuriku, ficando em média entre 10 e 50cm nas capitais de Niigata, Ishikawa e Toyama. Nas regiões montanhosas teve locais onde passou de 1 metro de altura como em Joetsu (Niigata), chegando a 1,35m.
Passageiros dormiram no piso do aeroporto e queda de telhado
Boa parte do telhado do supermercado despencou (UHB)
Em Sapporo (Hokkaido) o telhado em forma de arco do supermercado caiu pelo peso do acúmulo de neve. Não teve feridos e com o telhado caído fechou as entradas e o expediente foi suspenso na quarta-feira.
No Aeroporto Shin-Chitose, em Hokkaido, 650 passageiros tiveram que passar a noite de terça-feira sobre o piso dos corredores e lobby, pois todos os 228 voos foram cancelados por causa da nevasca.
Passageiros dormindo no piso do aeroporto (UHB)
Os caminhões de limpeza não conseguiam remover o acúmulo recorde. Boa parte dos voos foram retomados a partir das 10h de quarta-feira, mas 38 ainda continuaram cancelados.
Em Sapporo a população continuou fazendo o trabalho de remoção da neve acumulada de manhã, em média, de 15 a 20cm. Um entrevistado contou que neste inverno rigoroso, é o 42.º segundo dia dessa atividade cansativa.
Em Hokkaido a queda de neve desta temporada é de 200 a 300% a mais do que a média normal.
Difícil de respirar
Moradores removem a neve acumulada em Sapporo (UHB)
A nevasca em Abashiri, bem no horário de ir para o trabalho, dificultava a visão e também para caminhar. Um pedestre entrevistado disse “é tão forte que fica difícil até para respirar”.
De acordo com o observatório meteorológico, o pico da forte nevasca já passou, mas a queda de neve nas 24 horas até às 18h deve atingir no máximo 30cm no lado do Mar do Japão, na quarta-feira.
Fontes: Fukui Shimbun, NHK, Hokkaido Shimbun e UHB