A agência espacial do governo russo cobriu as bandeiras de várias nações, incluindo a dos EUA, Reino Unido e Japão, mas manteve a da Índia intacta, pintadas em um foguete massivo no porto espacial de Baikonur, no Cazaquistão.
A medida simbólica feita pela agência espacial Roscosmos, a qual mostra que laços entre a Rússia e essas nações despencaram, ocorre uma semana após a Rússia ter invadido a Ucrânia pelas tentativas da nação no leste europeu de se juntar à OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Visto que forças russas arrasam cidades na Ucrânia, membros da OTAN como França, Alemanha e Reino Unido e nações aliadas dos EUA, como Japão, anunciaram duras sanções que visaram o comércio e tomaram medidas agressivas para cortar a Rússia do mundo esportivo e cultural.
“Os lançadores em Baikonur decidiram que sem as bandeiras de alguns países, nosso foguete ficaria mais bonito”, tuitou o diretor-geral da Roscosmos, Dmitry Olegovich Rogozin.
Стартовики на Байконуре решили, что без флагов некоторых стран наша ракета будет краше выглядеть. pic.twitter.com/jG1ohimNuX
— РОГОЗИН (@Rogozin) March 2, 2022
A Índia apoiou o pedido da comunidade internacional para um cessar-fogo imediato após se abster de uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que lamentou fortemente a agressão da Rússia contra a Ucrânia, a terceira abstenção em menos de uma semana pela Índia.
A Rússia agradeceu a posição da Índia mediante a crise.
Fonte: NDTV