A operadora de lojas de conveniência FamilyMart disse na quarta-feira (9) que vai proibir o uso de garfos e sporks (forma híbrida de colher e garfo) de plástico, visto que um novo decreto deve ser implementado em abril para pedir às companhias que reduzam o uso do material sintético.
A FamilyMart disse que tomará a medida, com início em 10 lojas em Tóquio por cerca de um mês em caráter experimental a partir desta quinta-feira (10), e vai considerar a introdução da nova ação em cerca de 16 mil estabelecimentos a nível nacional após examinar a resposta dos clientes. No lugar do talher de plástico ela venderá garfos, colheres e hashis de madeira.
A operadora estima que ela pode reduzir cerca de 260 toneladas de plástico por ano uma vez que a medida seja tomada em todas as suas lojas nacionais.
A decisão ocorre com um decreto que deve ser implementado em abril, o qual obriga operadoras de negócios a reduzirem o uso de 12 tipos de itens de plástico, como talheres e canudos, parte de um esforço para proteger o meio ambiente devido a crescentes preocupações com a poluição marinha.
A FamilyMart se junta a várias companhias nos setores do atacado e varejo em esforços crescentes para reduzir o lixo plástico.
Fonte: News and Culture