Segundo um grupo de pesquisadores, um teste de laboratório mostra que medicamentos antivirais para tratamento da covid-19 são eficazes contra a subvariante BA.2 da ômicron.
Dizem que a subvariante BA.2 é mais transmissível do que a variante ômicron original e que tem se espalhado no Japão e em outros países.
O grupo liderado por Yoshihiro Kawaoka, professor de projetos do Instituto Médico de Ciência da Universidade de Tóquio, publicou suas descobertas no New England Journal of Medicine.
Os pesquisadores usaram vários medicamentos em células cultivadas de macacos infectados com a subvariante BA.2.
Eles confirmaram que os medicamentos molnupiravir, nirmatrelvir e remdesivir foram eficazes contra a subvariante. Mas eles disseram que tiveram que aumentar a concentração dos medicamentos em cerca de 3 vezes para alcançar o mesmo nível de eficácia que eles tinham com uma cepa anterior.
Os pesquisadores também descobriram que outros dois medicamentos aprovados como tratamentos para a covid-19 no Japão foram eficazes a uma certa extensão, mas suas eficácias diminuíram para cerca de um quinquagésimo a um sexagésimo comparados com outras cepas.
O grupo diz que continuará a examinar a eficácia dos medicamentos através de experimentos com animais e outros meios.
O professor Kawaoka disse que é importante estabilizar um sistema para facilitar o acesso aos três antivirais, visto que suas eficácias foram demonstradas.
Fonte: NHK