O Japão iniciará as preparações para a administração de quartas doses de vacinas contra coronavírus, concordou um subcomitê de saúde nesta quinta-feira (24), após o governo ter dito que obteria doses adicionais de duas farmacêuticas dos EUA.
Os detalhes, incluindo se realmente administrar as doses adicionais e quem seria elegível, serão determinados posteriormente.
A decisão dos membros do subcomitê ocorreu após o governo ter dito que havia concordado em obter um total de 145 milhões de doses de vacina da Pfizer e da Moderna a fim de se preparar para o início do 2º reforço.
O subcomitê também aprovou a administração de terceiras doses da vacina da Pfizer para crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos, com as vacinações podendo começar já no próximo mês.
Quartas doses de vacinas contra covid-19 são recomendadas em Israel e no Reino Unido, com os beneficiários limitados a profissionais da saúde e indivíduos sob alto risco de desenvolver sintomas graves.
Descobriu-se que a eficácia de terceiras doses contra a altamente contagiosa variante ômicron do coronavírus diminui com o tempo.
Fonte: Japan Today