A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA – FDA disse na terça-feira (29) que aprovou o uso de emergência de uma dose adicional de vacinas contra coronavírus separadamente desenvolvidas pela Pfizer e Moderna, com pessoas de 50 anos ou mais elegíveis para a imunização.
A agência reguladora decidiu aprovar um “segundo reforço” para pessoas nessa faixa etária após descobrir que quartas doses parecem ter sido eficazes em prevenir que pessoas infectadas em Israel desenvolvessem doença grave, enquanto não há novas preocupações de segurança relacionadas às doses adicionais.
Pessoas com idade igual ou superior a 50 que receberam a terceira dose há mais de 4 meses serão elegíveis para a quarta vacinação.
Adicionalmente, aqueles com idade igual ou superior a 12 anos que são imunocomprometidos devido a certos tipos de condições de saúde também são intitulados para receber um outro reforço da Pfizer, enquanto tais indivíduos de 18 anos ou mais podem receber um segundo reforço da Moderna.
“Evidência emergente sugere que um segundo reforço de uma vacina mRNA contra coronavírus melhora a proteção contra covid-19 grave e não está associada a novas preocupações com a segurança”, disse a FDA em uma declaração.
Fonte: News and Culture