Pelo menos 50 pessoas, incluindo 5 crianças, morreram após forças russas terem realizado um ataque com míssil a uma estação ferroviária em Kramatorsk, no leste da Ucrânia, que estava sendo usada por civis tentando fugir do conflito, disseram autoridades ucranianas na sexta-feira (8).
Pavlo Kyrylenko, chefe da administração militar regional em Donetsk, onde o ataque ocorreu, disse que 98 pessoas ficaram feridas – 16 crianças, 46 mulheres e 36 homens foram levados para hospitais locais.
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse antes que cerca de 300 pessoas ficaram feridas no ataque. Em um discurso para o Parlamento da Finlândia na sexta-feira, Zelensky disse que “as forças russas atingiram o terminal ferroviário”, acrescentando: “Há testemunhas, há vídeos, há restos dos mísseis e pessoas mortas”.
Russia just killed over 30 innocent civilians at a train station in Kramatorsk. pic.twitter.com/Hb9gx2FF0d
Artigos relacionados...
— Anastasiia Lapatina (@lapatina_) April 8, 2022
A polícia local disse em uma declaração que os mísseis atingiram uma sala de espera temporária, onde “centenas de pessoas estavam aguardando o trem de evacuação”.
O prefeito de Kramatorsk disse que 8 mil pessoas por dia estavam indo para a estação para evacuar durante as últimas duas semanas. Cerca de 4 mil pessoas estavam no local no momento do ataque.
O ministro de Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, disse que o ataque foi um “abate deliberado”.
“Os russos sabiam que a estação de trem em Kramatorsk estava cheia de civis aguardando para serem evacuados”, disse ele.
Fonte: CNN