Logo da Otan/Nato em um Boeing E-3 Sentry (banco de imagens)
A Rússia cometeu um “deslize estratégico massivo” enquanto a Finlândia e a Suécia estão preparadas para se juntar à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já neste verão, divulgou o site The Times nesta segunda-feira (11), citando autoridades não identificadas.
Publicidade
Autoridades dos EUA disseram que a adesão à Otan para ambos os países nórdicos era “um tópico de negociação e várias sessões” durante conversas entre os ministros de Relações Exteriores da aliança na semana passada que teve a participação da Suécia e Finlândia, acrescentou a reportagem.
Reportagens anteriores disseram que a Finlândia estava se preparando para uma decisão potencialmente histórica “antes dos meados do verão” sobre se entrar na Otan como uma dissuasão contra a agressão russa.
A nação nórdica de 5,5 milhões de pessoas tem sido tradicionalmente não alinhada militarmente, em parte para evitar provocar seu vizinho no leste, com o qual ela compartilha 1,3 mil quilômetros de fronteira.
Mas com a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro viu o suporte público para se juntar à Otan, dobrar de 30% para 60%, de acordo com uma série de pesquisas.
Junto com sua vizinha Suécia, a Finlândia recebeu garantias públicas do secretário-geral Jens Stoltenberg de que as portas da aliança se mantêm abertas, assim como manifestações de suporte de vários membros, incluindo EUA, Reino Unido, Alemanha, França e Turquia.
A Suécia está realizando uma revisão de política de segurança que será finalizada até maio, em paralelo com o cronograma finlandês, e a líder do país, Magdalena Andersson disse há duas semanas que ela não excluiria a adesão à Otan, “de maneira nenhuma”.
Atualmente, 30 países fazem parte da Otan.
Fonte: Japan Timess