Segundo informações publicadas pela Marinha dos EUA, foi realizado um exercício militar bilateral usando o superporta-aviões Abraham Lincoln (CVN-72), o Mobile Bay (CG 53) e o SPRUANCE (DDG-111) pelo lado americano.
Pelo lado da JMSDF-Força Marítima de Autodefesa do Japão foram usados os destroyers de mísseis guiados da classe JS Kongo (DDG 173) e o Murasame JS Inazuma (DD 105), os quais navegaram nas águas do Mar do Japão, na terça-feira (12).
O motivo foi “para fortalecer a capacidade da aliança EUA e Japão, com a finalidade de dissuasão e resposta eficazes para paz e estabilidade”, descreveu.
A ANN informou que o pano de fundo para esse exercício militar conjunto pode ser a Coreia do Norte, já que na sexta-feira (15) será celebrado o 110.º aniversário de nascimento do primeiro Líder Supremo, Kim Il-sung, o qual morreu em 1994.
Os governos japonês e norte-americano estão cada vez mais vigilantes em relação aos movimentos de provocação da Coreia do Norte, como lançamentos de mísseis balísticos e testes nucleares.
Assista ao vídeo de algumas cenas do treinamento militar conjunto.
USS Abraham Lincoln (CVN 72), USS Mobile Bay (CG 53), USS SPRUANCE (DDG-111), @jmsdf_pao_eng
(JMSDF) Kongō-class guided-missile destroyer JS Kongō (DDG 173), and JMSDF Murasame-class destroyer JS Inazuma (DD 105) sail in formation during a U.S.-Japan bilateral exercise. pic.twitter.com/0dlV6uuKRP— 7th Fleet (@US7thFleet) April 13, 2022
Fontes: ANN, JMSDF e USS Marine