Mais companhias japonesas que operam na Rússia estão suspendendo operações no país, de acordo com uma pesquisa, de 22% em março para 36% em abril.
O relatório divulgado na sexta-feira (15) pela Teikoku Databank, uma empresa de pesquisa de negócios, disse que a interrupção na logística provavelmente levou à dificuldade em continuar negócios, assim como preocupações em sofrer uma reputação corporativa negativa pela condução de negócios na Rússia.
A pesquisa analisou 168 empresas cotadas que vinham operando na Rússia em fevereiro e 60 delas manifestaram, desde 11 de abril, que suspenderiam, limitariam ou retirariam seus negócios do país. O número de companhias que manifestou o mesmo em 15 de março foi de 37.
Das 60 companhias, 31 disseram que suspenderiam transações incluindo aquelas relacionadas a envio e recebimento de pedidos de produtos. Outras 11 companhias disseram que suspenderiam produção em fábricas e em outras instalações, enquanto 9 responderam que fechariam estabelecimentos ou suspenderiam atividades de vendas.
Enquanto na pesquisa de março nenhuma companhia tenha dito que sairia da Rússia, desta vez 3 empresas disseram que deixariam o país.
“Como críticas internacionais sobre a Rússia devem ser prolongadas, medidas para repensar os negócios no país são altamente prováveis”, disse um oficial da Teikoku Databank.
Fonte: Yomiuri