Casos de covid-19 e mortes estão diminuindo nas Américas, disse a Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO) na quarta-feira (20), com o número de infecções na semana passada tendo caído 2.3% e o de mortes 15.2% em comparação à anterior.
A tendência ampla ocorre mesmo com o aumento de casos na América do Norte, com um crescimento de 11.2% na semana passada, disse a organização, citando que no Canadá as hospitalizações subiram em mais de 20%, visto que a proporção de casos da ômicron BA.2 evoluiu.
Com as fronteiras reabertas e o turismo potencializado, os casos também aumentaram em alguns países e territórios caribenhos, com São Cristóvão e Neves, Santa Lúcia, Barbados e Ilhas de São Martinho tendo registrado os maiores aumento relativos.
“Entretanto, em uma escala ampla, casos e mortes estão diminuindo nas Américas”, disse a diretora da PAHO, Carissa Etienne, em uma coletiva de imprensa.
Ela reforçou a necessidade de consolidar altas taxas de vacinação no continente e celebrou que 14 países já alcançaram a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de imunizar completamente 70% de suas populações até 30 de junho.
“A diferenciação de taxas de mortes e novas infecções é prova de que vacinas estão funcionando bem para evitar hospitalização e óbitos devido à covid-19”, disse Etienne.
Fonte: Channel News Asia