As vendas em supermercados no Japão cresceram em seu ritmo mais rápido em 30 anos no ano fiscal de 2021, com comida e produtos relacionados ao lar tendo bastante saída devido ao forte pedido de ficar em casa em meio à pandemia de covid-19, mostraram dados da indústria na quinta-feira (21).
As same-store sales* aumentaram 3.1% no ano que se encerrou no mês de março em comparação ao ano anterior, crescendo pelo segundo ano consecutivo e marcando sua evolução mais acentuada desde o ano fiscal de 1991, quando um aumento de 4.3% foi marcado, de acordo com a Associação de Redes de Lojas do Japão.
No ano fiscal de 2021, as vendas gerais em lojas entrevistadas em todo o país chegaram a ¥13.3 trlhões.
As vendas de alimentos, que contaram por cerca de 70% do total, aumentaram 2%. Em particular, as vendas de refeições prontas aumentaram 9.5%. As pessoas continuaram a evitar sair para jantar em restaurantes e comer em casa devido à pandemia.
As vendas de roupas diminuíram 0.1%, visto que a demanda continuou lenta para ternos e outros itens relacionados a negócios devido à disseminação do home office.
As vendas de itens relacionados ao lar aumentaram 4.3%.
Só em março, as vendas em geral nos supermercados situaram-se a ¥1.1 trilhão. Em uma base same-store, as vendas aumentaram 1.9% em comparação ao ano anterior, o sétimo mês consecutivo de aumento.
*same-store sales: essa métrica financeira é usada para representar o montante de vendas que uma empresa teve entre um conjunto de lojas que já funcionavam no passado. Ou seja, a abertura de novas unidades e suas respectivas receitas não entram nessa conta.
Fonte: Japan Times