De terça para quarta-feira (27), as condições atmosféricas de uma ampla área, de Kyushu a Tohoku, serão extremamente instáveis, havendo risco de chuva forte ou pesada. O vento será mais forte principalmente em Hokkaido.
O ar quente e úmido fluirá em direção aos sistemas e frentes de baixa pressão, resultando em condições atmosféricas generalizadas e muito instáveis.
Kyushu, Chugoku e Shikoku
O norte de Kyushu e a região de Chugoku deverão ter nuvens de chuva e trovoadas ativas desde a manhã de terça-feira. Mas na parte sul de Kyushu e Shikoku a forte chuva e trovoadas ativas deverão ser a partir da noite.
Há risco de chuva forte até o amanhecer de quarta-feira, por isso é preciso cautela. A previsão é de 120mm em Chugoku, 200mm em Kyushu e 250mm em Shikoku.
Kinki, Tokai e Hokuriku
Por volta do meio-dia de terça-feira deverá começar a chuva mas o pico está previsto para a noite e na manhã do dia seguinte. A queda de água deverá ser acompanhada pelos raios. Cuidado com a chuva forte.
Há previsão de 300mm de precipitação em 24 horas – até 6h de quarta-feira – na região Tokai. Já em Kinki a estimativa é de 180mm e em Hokuriku, 130mm.
Kanto
Na terça-feira haverá muitas nuvens e poderá chover em alguns lugares. Na manhã do dia seguinte, a chuva e o vento vão ficar mais fortes, e poderá ter lugares com chuva batendo de lado.
Tohoku e Hokkaido
Há previsão de chuva forte a partir da noite de terça-feira, com relâmpagos e vento, com risco de tempestade. A estimativa é de 100mm em Tohoku.
Cautela e vigilância
A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) recomenda cautela contra os possíveis desastres relacionados aos deslizamentos, às inundações e enchentes. Também em relação aos raios e tornados.
Esta é a primeira vez no ano que um grande volume de chuva é previsto em várias regiões do país.
Fontes: Tenki e NHK