Volodymyr Zelensky foi convidado para participar da cúpula do G20 em novembro, a qual também terá a participação de Vladimir Putin, disse o presidente da Indonésia, a nação anfitriã, na sexta-feira (29).
“Convidei o presidente Zelensky para participar da cúpula do G20”, disse Joko Widodo, sugerindo que um compromisso havia sido alcançado após pressão do Ocidente para barrar a Rússia do evento em resposta a sua invasão à Ucrânia.
Putin confirmou em um telefonema com Widodo que participará da cúpula, que ocorrerá na ilha de Bali, disse o líder indonésio em um discurso transmitido ao vivo.
A Rússia é membro do G20, a Ucrânia não.
Desde o início da guerra na Ucrânia, a Indonésia enfrentou muita pressão por parte de países do Ocidente, liderada pelos EUA, para barrar a Rússia da cúpula.
Contudo, Jacarta insistiu que, como anfitriã, ela deve se manter imparcial, enquanto o presidente dos EUA, Joe Biden, havia sugerido que a Ucrânia poderia participar.
Zelensky havia anunciado em um tuíte que foi convidado para a cúpula pela Indonésia na quarta-feira (27) após falar com Widodo por telefone.
Fonte: Channel News Asia