Segundo relatório publicado nesta quarta-feira (11) pela Toyota, o lucro final, com todos as despesas já subtraídas, no ano fiscal de 2021 foi de ¥2.85 trilhões, um aumento de 26% em relação a 2020.
O aumento se deve à recuperação nas vendas de veículos, principalmente nos EUA, Ásia e Europa, e a desvalorização do iene, visto que boa parte das vendas são feitas em dólar ou outras moedas.
No ano fiscal de 2022, as previsões de lucro são positivas, mas não tão impressionantes como 2021. Segundo a Toyota, devido à elevação dos preços de produtos essenciais como ferro, alumínio e metais nobres, e do custo de transporte, o lucro final de 2022 deverá ficar perto de ¥2,26 trilhões.
“Embora tivemos alguns problemas com a alta dos preços dos materiais e com o coronavírus, os resultados financeiros mostram os resultados da melhoria constitucional acumulada até o momento. Trabalharemos em conjunto com nossos fornecedores para lidar com o aumento dos preços dos materiais”, comenta o vice-presidente Kenta Kon em coletiva online.
Fonte: NHK