A Toyota Motor está com a produção suspensa em 14 linhas de 8 plantas, desde terça-feira (16), pela escassez de autopeças. Essa paralisação de 6 dias afetará 30 mil unidades de sua meta de produção.
O lockdown em Xangai é um dos motivos da paralisação da Toyota, o que afetou seus fornecedores.
No entanto, não é somente a indústria automobilística que está sofrendo as consequências no Japão. Segundo a FNN, a loja Joshin de Oji, em Kita-ku, Tóquio, está com parte de suas prateleiras vazias por falta de eletrodomésticos para reposição.
O motivo é a escassez de forno de microondas e panelas elétricas para cozinhar arroz. Além desses dois eletrodomésticos, já começa a faltar máquinas de lavar roupa.
Com o clima mais quente, a loja já está com falta de aparelhos de ar-condicionado, pois alguns modelos estão esgotados.
Hidekazu Wakui, vice-gerente da loja Joshin, disse para a reportagem que “é a primeira vez que não temos como repor tantos produtos”.
“Estamos com problema para a demanda do verão”, comentou. A reportagem falou com os porta-vozes da Panasonic e da Hitachi, os quais afirmaram que não há perspectiva para retomar os pedidos de alguns produtos por falta de peças. São 16 da Panasonic e 13 da Hitachi.
Fonte: FNN