Desde segunda-feira (13), vários tubarões-tigre com um comprimento de cerca de 2 a 3 metros foram vistos perto da costa de Tebiro, na cidade de Amami, ilha principal homônima (Kagoshima).
Essa praia é muito procurada pelos surfistas. Com essa constatação, a prefeitura da cidade fechou as instalações dos chuveiros Tebiro Dome perto da costa e a Amami Surfing Federation (ASA) colocou uma placa para informar os banhistas e surfistas sobre o aparecimento de tubarões para alertá-los.
Uma baleia bicuda de blainville morta, encalhada na praia, foi encontrada na segunda-feira. Segundo as fontes do jornal Nankai, ela tinha vestígios de mordida de tubarão no abdômen.
Em relação aos tubarões-tigre, de alto risco, o presidente da ASA, Hirofumi Nagahiro, alertou: “Esta é a primeira vez que os vejo perto de uma costa rasa. Talvez tenham sido atraídos pelo sangue da baleia”. Ele disse que está atento e compartilhará informação até que eles desapareçam.
A praia de Tebiro é um local de lazer marinho visitado por surfistas, banhistas e turistas, de dentro e de fora da ilha.
A baleia morta pelos tubarões será recolhida e enterrada. Mas isso não significa que o cheiro dela e do sangue desapareça rapidamente, por isso, por algum tempo será necessário abster-se de nadar e surfar.
Fontes: FNN e Nankai