Desde a primavera deste ano, alguns golfinhos selvagens têm sido vistos ao longo da costa da província de Fukui e um deles se aproximou da praia, em águas rasas no sábado (18).
Segundo Ryoichi Matsubara, vice-diretor do Aquário Echizen Matsushima, da cidade de Sakai (Fukui), “é importante ficar longe dele e sair da água, pois pode ser fatal”.
Ele explica que são grandes e com muita força. “Se ele encostar ou se esbarrar na pessoa, poderá submergir e se afogar”, explicou.
O peso dos golfinhos que foram testemunhados é estimado em cerca de 200 quilos. “Se ele der o melhor de si, nadará a uma velocidade de 40km/h. Se for tocado por um deles, poderá ter os órgãos internos severamente afetados”, detalhou.
Além disso, durante a época de reprodução dos golfinhos, às vezes agem como se estivessem esfregando seus corpos, complementou.
Os golfinhos vistos na praia chegaram a locais rasos, cuja água chega à altura dos joelhos de uma pessoa. “Penso que eles se acostumaram a ver as pessoas e querem se aproximar para o contato”, disse Matsubara. No entanto, pode ser perigoso pois ele já recebeu um relato de uma pessoa que estava fazendo mergulho livre para pesca e foi empurrada por um golfinho.
O vice-diretor recomenda às pessoas para não se aproximarem e tampouco oferecer ração para eles. “Se acostumar a alimentá-los, poderão atacar um ser humano que não lhe dê comida”, alertou.
Fonte: Fukui Shimbun