Dmitry Muratov, editor-chefe russo do jornal independente Novaya Gazeta, leiloou na segunda-feira (20) sua medalha de ouro do Prêmio Nobel da Paz por US$103,5 milhões para beneficiar crianças refugiadas pela guerra na Ucrânia.
A medalha foi para as mãos de um arrematante por telefone ainda não identificado na venda em Nova Iorque organizada pela Heritage Auctions.
Muratov conquistou o prêmio em 2021 junto com a jornalista Maria Ressa das Filipinas, com o comitê honrando ambos “pelos seus esforços em proteger a liberdade de expressão”.
Ele estava entre um grupo de jornalistas que fundou a Novaya Gazeta em 1993 após a queda da União Soviética.
Neste ano, ele se tornou o único grande jornal restante que criticou Vladimir Putin e suas táticas dentro e fora do país.
Em março, mais de um mês após a invasão da Ucrânia, a Novaya Gazeta suspendeu operações na Rússia, após Moscou ter adotado lei para prender qualquer um que criticasse a campanha militar sangrenta do Kremlin.
Em abril, Muratov foi atacado em um trem quando uma pessoa jogou sobre ele tinta à base de óleo com acetona, causando queimadura em seus olhos.
A medalha de Muratov estava disponível para arrematantes pessoalmente e online, com todos os recursos sendo destinados para a Resposta Humanitária para Crianças Ucranianas Refugiadas pela Guerra da UNICEF.
Dmitry Muratov, the Russian editor awarded a Nobel Peace Prize for championing freedom of speech, is auctioning his medal to raise funds for Ukrainian refugees https://t.co/dZv4O9BU2u pic.twitter.com/OTyYg7XvTb
— Bloomberg Quicktake (@Quicktake) June 20, 2022
Fonte: Channel News Asia