O calor intenso cobriu amplas áreas do Japão neste domingo (26), com as temperaturas passando de 35ºC em Tóquio e em muitos outros lugares na região Kanto.
De acordo com a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) um sistema de alta pressão trouxe calor intenso para grande parte do país. As temperaturas começaram a aumentar de manhã em todo o arquipélago.
Tóquio registrou 36,2, em uma temperatura histórica para o mês de junho. Essa também a primeira vez que a capital japonesa registrou mais de 35º por dois duas consecutivos em junho.
Trinta locais em todo o país, muitos deles na região Kanto, registraram temperaturas diurnas que excederam 35ºC.
As temperaturas subiram para 36.8ºC nas cidades de Sano (Tochigi) e Isesaki (Gunma). O distrito de Nerima (Tóquio) e a cidade de Kumagaya (Saitama), ambos registraram 36,4ºC. A cidade de Mito (Ibaraki) registrou 36ºC.
O calor extremo deve continuar na região Kanto e em outros lugares na segunda-feira (27). Uma alta de 38ºC está prevista para a cidade de Kumagaya, assim como para Maebashi (Gunma).
Pede-se que às pessoas eu tomem precauções contra a insolação, incluindo beber água frequentemente, usar o ar-condicionado de forma apropriada e remover a máscara quando estiverem ao ar livre se o distanciamento social for mantido.
Fonte: NHK