Casos de influenza estão aumentando na Austrália com a chegada do inverno no país no Hemisfério Sul.
Autoridades da saúde australianas dizem que mais de 147 mil casos de influenza haviam sido reportados no ano até 19 de junho, com 54 mortes associadas ao vírus.
Elas também dizem que desde abril, quando o número de infecções começou a subir, cerca de mil pessoas desenvolveram sintomas graves e foram tratadas em hospitais. Sessenta delas, ou 6%, foram internadas em unidades de terapia intensiva.
Registros das autoridades da saúde mostram que 350 casos haviam sido confirmados no mesmo período do ano passado, sem mortes.
Acredita-se que restrições da covid-19 e medidas antivírus, como uso obrigatório de máscaras, lavagem das mãos e desinfecção, sejam os principais fatores por trás desses números baixos de infecção.
Citando a propagação de influenza na Austrália, a Sociedade Japonesa para Vacinologia está alertando sobre um possível surto no Japão. Ela recomenda fortemente que as pessoas tomem vacinas contra influenza na temporada de inverno 2022-2023.
A sociedade diz que pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, crianças entre 6 meses e 5 anos, grávidas e pessoas com condições subjacentes de saúde são especialmente orientadas a se vacinarem.
O presidente da sociedade, Kenji Okada, diz que o nível de alerta deveria ser elevado no Japão, visto que um surto global de influenza pode acontecer.
Fonte: NHK