A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse na quarta-feira (6) que a perspectiva para a economia global havia “obscurecido de forma significativa” desde abril e que ela não poderia descartar uma possível recessão global no ano que vem, tendo em conta os riscos elevados.
A diretora de gestão do FMI, Kristalina Georgieva, disse à agência de notícias Reuters que o fundo rebaixaria nas próximas semanas para 3,6% sua previsão de crescimento econômico global, acrescentando que economistas ainda estavam finalizando os novos números.
O FMI deve divulgar sua previsão atualizada para 2022 e 2023 no fim de julho, após reduzir sua previsão em cerca de um ponto percentual completo em abril. A economia global expandiu em 6,1% em 2021.
“A perspectiva desde nossa última atualização em abril obscureceu de forma significativa”, disse ela à Reuters em uma entrevista, citando uma propagação mais universal da inflação, mais aumentos de taxas de juros, uma desaceleração no crescimento econômico da China e sanções progressivas relacionadas à guerra da Rússia na Ucrânia.
Fonte: Channel News Asia