Segundo informações da Polícia da Província de Aichi, em maio, foi encontrado um dispositivo de rastreamento da Apple, o AirTag, em um veículo usado para investigação.
O AirTag estava dentro de uma caixinha de plástico, com imã, a qual foi acoplada ao silenciador do carro que estava no estacionamento da Delegacia de Polícia de Toyota e foi encontrado por um policial.
Como se sabe, esse dispositivo do tamanho de uma moeda de ¥500 foi desenvolvido para rastrear e localizar coisas pessoais como chaveiro, bolsa, carteira e outras.
Esse veículo à paisana estava sendo usado pelos investigadores encarregados dos casos de drogas ilícitas e membros da yakuza. Não se sabe por quanto tempo rodou com o AirTag.
Segundo um ex-policial entrevistado pela NTV, é possível que alguma organização criminosa tenha colocado o AirTag para acompanhar a movimentação dos investigadores.
Para fazer o rastreamento basta ter um iPhone, por isso, é muito fácil monitorar onde os policiais iam.
De acordo com a Apple, o AirTag foi desenvolvido para ajudar as pessoas e não para uso malicioso e maldoso, como stalking, por exemplo. Por isso, foi feita atualização para que quando o dispositivo de outra pessoa está próximo por um determinado período de tempo, aparecerá um alerta no iPhone.
Fontes: NHK e NTV