Esses seres marinhos de aspecto bonito aos olhos das crianças são perigosos pois podem causar queimaduras e até choque anafilático. Na temporada de praias é preciso tomar muito cuidado com as águas-vivas e caravelas portuguesas, pois podem ser encontradas tanto na água como encalhadas na areia.
A mais popular nas praias do Japão é a água-viva medusa-da-lua, quase transparente, e seus tentáculos é que picam a pele com o contato. Segundo relatos de quem já passou por isso, é muito dolorido.
O que fazer
É preciso ensinar as crianças para que tomem cuidado. Mas, se ocorrer a picada da água-viva, seja nos pequenos ou em adultos, as providências imediatas são:
- Lavar o local com água do mar. Jamais use água doce ou outro produto
- Jogue vinagre no local afetado. Jamais use urina como indicam algumas pessoas. Mas, o vinagre só serve para a água-viva, por isso, no caso da picada por caravela portuguesa, não o use. Recomenda-se procurar um hospital
- Retirar os tentáculos fazendo uma pinça com dois cartões de plástico (podem ser cartões de crédito ou de compras). Jamais use metal para isso
- Se tiver uma garrafa PET gelada, pode aplicar no local depois de retirados os tentáculos
Evite o choque anafilático
O choque anafilático costuma ocorrer cerca de 10 a 15 minutos depois. Se a pessoa picada for alérgica, convém procurar um hospital imediatamente, para não correr o risco.
Uma recomendação útil é se banhar nos locais protegidos por rede, pois ela evita que as águas-vivas entrem na água.
Caso vá a uma praia sem rede, preste bastante atenção para verificar se não têm esses seres marinhos. Afinal, ninguém quer ter um passeio interrompido por isso.
Na sacola de praia procure levar uma garrafa PET com vinagre e outra vazia, caso precise ir buscar água do mar para lavar o local ferido. Além disso, sempre confira se está levando o cartão do seguro saúde de todos da família.
Fontes: JLA e MSD Manuals