A Panasonic Holdings investirá US$4 bilhões em uma segunda fábrica no Kansas, EUA, para baterias de veículos elétricos (VEs) anunciou sua subsidiária Panasonic Energy nesta quinta-feira (14).
A fábrica deverá contratar cerca de 4 mil funcionários e fornecer uma nova bateria de alta capacidade para a Tesla.
A decisão segue a abertura da Tesla em abril de uma segunda fábrica americana de VEs no Texas para atender à demanda vigorosa.
A ação da Panasonic ocorre enquanto competidoras da China, Coreia do Sul e Europa aumentam investimentos em produção adicional.
A empresa japonesa escolheu o local da nova instalação baseada em fatores incluindo sua proximidade ao Texas e favorável tratamento tributário.
A Panasonic planeja triplicar ou quadruplicar a capacidade de produção de baterias para VEs até o ano fiscal de 2028 do nível atual de 50 gigawatt-horas por ano.
Ela planeja instalar duas linhas de produção em uma fábrica de componente de baterias na província de Wakayama no ano fiscal de 2023 e começar a fabricar seu novo modelo de alta capacidade, o 4680.
Crescentes demandas de produção por parte da Tesla, uma fonte líder do grupo eletrônico japonês, provavelmente foram um fator na decisão para uma nova planta nos EUA, junto com o progresso na Panasonic na nova tecnologia.
Fonte: Asia Nikkei