Os últimos dois anos têm sido incomuns para a indústria da aviação.
Após meses de paralisações relacionadas à pandemia de covid-19, as viagens retornaram, mas não com força, enquanto muitas companhias aéreas globais e aeroportos enfrentam dificuldades com cancelamentos e atrasos.
Em meio à caótica temporada de viagens, a agência de classificação de segurança e produtos de aviação sediada na Austrália, a AirlineRatings.com, divulgou a sua lista anual das melhores companhias aéreas do mundo.
O primeiro lugar foi conquistado, pelo segundo ano consecutivo, pela Qatar Airways, com a AirlineRatings.com afirmando que o comprometimento da aérea em voar nos últimos dois anos foi o fator decisivo.
“A decisão da Qatar Airways em continuar operando durante a pandemia significou que ela se tornou a maior aérea internacional e registrou um grande lucro, a única grande companhia aérea a fazer isso”, disse Geoffrey Thomas, editor-chefe da AirlineRatings.com, ao CNN Travel.
Assim como rentabilidade, a AirlineRatings.com diz que sua equipe de editores também avaliaram a idade da frota de cada companhia aérea, credenciais ambientais e de segurança, reviews de passageiros e ofertas de produtos.
Bem atrás da Qatar Airways ficou a Air New Zealand e em terceiro lugar a Etihad Airways.
Thomas disse que os resultados refletem o impacto continuado da covid-19 sobre a aviação, mais o recente aumento em atrasos e cancelamentos não afetaram os rankings.
Veja abaixo a lista com as 20 melhores companhias aéreas para 2022, segundo a AirlineRatings.com:
- Qatar Airways
- Air New Zealand
- Etihad Airways
- Korean Air
- Singapore Airlines
- Qantas
- Virgin Australia
- EVA Air
- Turkish Airlines
- All Nippon Airways
- Cathay Pacific Airways
- Virgin Atlantic
- Japan Air Lines
- JetBlue
- Finnair
- Emirates
- Hawaiian
- Air France/KLM
- Alaska Airlines
- British Airways
Fonte: CNN