A gigante chinesa BYD disse na quinta-feira (21) que começará a vender veículos elétricos (VEs) no Japão a partir de 2023, esperando que a demanda cresça em um país onde a mudança para carros ecologicamente corretos tem sido lenta.
A BYD Japan, que já vende ônibus elétricos no país, anunciou a estabilização de uma nova companhia para lidar com vendas de VEs. Três modelos serão lançados sequencialmente a partir de janeiro.
Os modelos são o esportivo utilitário de porte médio Atto 3, o compacto hatch Dolphin e o sedan Seal. Detalhes sobre preços e metas de vendas não foram revelados.
Veículos elétricos contam por apenas 1% das vendas de carros no Japão, embora o governo tenha estabelecido uma meta de que até 2035 todos os carros novos vendidos devem ser eletrificados.
Em relação a montadoras chinesas, o China FAW Group já instalou uma loja no Japão e deve lançar um VE de preço alto neste verão. A BYD, por outro lado, se especializa em uma ampla variedade de pontos de preço, de baixo a médio.
Fonte: Asia Nikkei