A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou no sábado (23) que a varíola dos macacos, a qual afetou cerca de 17 mil pessoas em 74 países, é uma emergência de saúde global, o alarme mais alto que ela pode soar.
“Decidi que o surto global de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus durante uma coletiva de imprensa.
Ele disse que um comitê de especialistas o qual se encontrou na quinta-feira (21) não conseguiu chegar a um consenso, então coube a ele decidir sobre acionar o alerta mais alto possível.
Washington recebeu bem a declaração da OMS como um “chamado de ação para a comunidade mundial deter a propagação do vírus”.
“Embora eu esteja declarando uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, no momento é um surto que está concentrado entre homens que têm relações sexuais com outros homens, principalmente aqueles com vários parceiros sexuais”, disse Tedros.
“Isso significa que é um surto que pode ser detido com as estratégias certas nos grupos certos”.
Os primeiros sintomas da varíola dos macacos são febre, dores de cabeça, dores musculares e nas costas ao longo de 5 dias.
Erupções cutâneas aparecem subsequentemente no rosto, palma das mãos e sola dos pés, seguidas por lesões, manchas e finalmente casca de feridas.
Fonte: Channel News Asia