O primeiro surto de covid-19 da Micronésia cresceu em uma semana para mais de mil casos até a terça-feira (26), gerando alerta na nação insular no Pacífico.
Na semana passada, a Micronésia provavelmente se tornou a nação final no mundo com uma população de mais de 100 mil a vivenciar um surto da doença, após evitá-la por 2 anos e meio graças ao seu isolamento geográfico e controles de fronteira.
Autoridades da saúde disseram que as infecções estavam aumentando rapidamente. Foram reportados 140 novos casos na segunda-feira (25), levando o total para 1.261, um número que inclui ocorrências detectadas na fronteira antes do surto.
Oito pessoas foram hospitalizadas e um idoso morreu, disseram autoridades.
No ano passado, a Micronésia se tornou um dos poucos países a obrigar que todos os cidadãos elegíveis se vacinassem contra o coronavírus.
O governo ameaçou reter fundos federais de qualquer indivíduo ou donos de empresas que não seguissem as regras. Autoridades da saúde disseram nesta semana que 75% das pessoas com idade acima de 5 anos estavam completamente imunizadas.
Fonte: Channel News Asia