Presidente em pronunciamento na Casa Branca (NHK)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um pronunciamento na Casa Branca, a partir das 8h30 (horário Tóquio) de terça-feira (2), para informar sobre a morte do líder da organização terrorista Al-Qaeda, substituto de Bin Laden, Aymam al-Zawahiri, através de uma operação da Agência Central de Inteligência (CIA) .
Publicidade
Segundo fontes do governo americano, a morte ocorreu às 6h20 de 31 de julho (horário local), quando ele estava na varanda da residência onde estava escondido em Kabul, capital do Afeganistão. O meio usado foi o lançamento de míssil através de um drone da CIA.
Calcula-se que Zawahiri esteve profundamente envolvido na trama do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, e tornou-se o líder depois que Osama bin Laden, o suposto mentor dos ataques, foi morto.
Foto antiga de Bin Laden à esq. e Aymam al-Zawahiri à dir. (Wikimedia)
Zawahiri, 71 anos, foi médico no Egito, liderou um grupo extremista islâmico local e se juntou à Al-Qaeda, liderada por Osama bin Laden, no final dos anos 90.
Ao administrar fundos e construir os princípios orientadores de suas operações, ele se torna um dos assessores mais confiáveis de Bin Laden e solidifica sua posição como número dois da Al-Qaeda.
Recentemente, em maio, foi lançado um vídeo no qual critica os Estados Unidos e, por isso, estava sendo perseguido, inclusive com uma generosa recompensa.
Fontes: NHK e NTV