A Banana Boat tem recolhido nos EUA um de seus protetores solares em spray para cabelo após vestígios da substância química benzeno que causa câncer terem sido encontrados durante testes do produto.
A Edgewell Personal Care Company, que fabrica o produto, emitiu um recall voluntário do Banana Boat Hair & Scalp Sunscreen Spray SPF 30 na sexta-feira (29).
Uma revisão interna descobriu pequenas quantidades de benzeno em algumas amostras do produto, apesar dessa substância química não ser um ingrediente em quaisquer produtos da Banana Boat.
Os níveis inesperados do produto vieram do propulsor que borrifa o protetor solar para fora da lata, confirmou a empresa à Administração de Medicamentos e Alimentos dos EUA (FDA).
Especialistas da saúde alegam que a exposição ao benzeno, uma substância química incolor com odor doce, poderia resultar em doenças sanguíneas, leucemia e outros tipos de câncer.
Os produtos impactados foram distribuídos nos EUA por lojas e online. Os clientes podem identificá-los pelos números de lotes localizados no fundo da lata: 20016AF, 20084BF e 21139AF.
Os produtos têm datas de validade até dezembro de 2022, fevereiro de 2023 e abril de 2024.
No comunicado de imprensa da Edgewell, que também foi compartilhado pela FDA, ela disse que a exposição ao cancerígeno pode ocorrer através de inalação, oralmente ou pela pele.
Fonte: Daily Mail