Uma das erupções vulcânica mais poderosas no planeta lançou uma quantidade tão massiva de vapor de água na atmosfera que provavelmente aqueceria a superfície da Terra, de acordo com detecções de um satélite da NASA.
Quando o vulcão submarino Hunga Tonga-Hunga Há’apai entrou em erupção no dia 15 de janeiro deste ano a cerca de 40Km da capital de Tonga, ele criou um tsunami, assim como estrondo sônico que se movimentaram pelo mundo, duas vezes.
A erupção lançou uma coluna de vapor de água na estratosfera, que fica entre 12 e 53Km acima da superfície da Terra. Ela era suficiente para encher 58 mil piscinas olímpicas, de acordo com detecções de um satélite da NASA.
A detecção foi feita pelo instrumento Microwave Limb Sounder no satélite Aura da NASA. O satélite mede o vapor de água, ozônio e outros gases atmosféricos. Após a erupção ter ocorrido, os cientistas ficaram surpresos pelas leituras de vapor de água.
A erupção de Tonga foi “centenas de vezes” mais poderosa do que o bombardeio atômico de Hiroshima, diz a NASA.
“Nunca vimos algo como isso”, disse o autor do estudo, Luis Millán, cientista atmosférico no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia, em uma declaração. “Tivemos que inspecionar cuidadosamente todas as medidas na coluna para ter certeza que elas eram confiáveis”.
Enquanto a NASA tenha registrado anteriormente outras erupções vulcânicas que injetaram quantidade de vapor de água suficientes na estratosfera, esses eventos se dissiparam rapidamente.
Desta vez, eles acreditam que o excesso de vapor de água da erupção de Tonga poderia continuar suspenso no ar por vários anos e potencialmente prejudicar a superfície da Terra.
O vapor de água extra poderia influenciar a “química atmosférica” que poderia “piorar temporariamente a diminuição da camada de ozônio”, e também influenciar as temperaturas da superfície, mas não o suficiente para piorar a mudança climática, disse a agência em um comunicado.
When the Tonga volcano erupted on Jan. 15, @NASA’s Microwave Limb Sounder detected a huge amount of water vapor entering the atmosphere, enough to fill ~58K Olympic pools. This could have a small, temporary warming effect on Earth’s global average temp. https://t.co/HnfM1QjNrI pic.twitter.com/lmSyt199t3
— NASA JPL (@NASAJPL) August 2, 2022
Fonte: CNN