A baleia estava sendo movida para um caminhão refrigerado que a levará de volta à costa (Twitter/@SeaShepherdFran)
Uma baleia beluga presa no Rio Sena na França foi retirada da água no primeiro estágio de uma ambiciosa operação de resgate, de acordo com reportagem da BBC nesta quarta-feira (10).
Publicidade
A baleia de 4 metros de comprimento, uma espécie protegida geralmente encontrada em águas bem mais frias no Ártico, ficou presa no rio, no noroeste de Paris, por 1 semana.
Dezenas de veterinários estavam esperando em uma balsa para tratar a baleia após ela ter sido retirada da água com uma espécie de rede.
Cerca de 80 pessoas estão envolvidas no resgate, incluindo mergulhadores e a polícia.
A equipe de resgate levou 6 horas durante a noite para erguer a baleia enferma, que pesa 800 quilos, para fora da água e colocá-la em uma balsa.
A baleia estava sendo movida para um caminhão refrigerado que a levará de volta à costa. Eles então esperam cuidar do animal por vários dias antes de liberá-lo para o mar aberto.
“É uma longa operação de resgate, muito técnica, a qual exige-se muitas habilidades”, disse Isabelle Dorliat-Pouzet, secretária-geral de Eure.
A beluga ficou presa a mais de 100Km do mar e sua saúde se deteriorou porque ela não conseguiu comer.
Ocasionalmente, belugas se aventuram no sul durante o outono, mas é raro que elas viajem tão longe de seu lar natal.
De acordo com o Observatório Pelagis da França, que é especializado em mamíferos marinhos, a população de belugas mais próxima está ao largo da costa do arquipélago de Svalbard, ao norte da Noruega, a 3 mil quilômetros do Sena.
Beluga morre durante resgate
(autalização à 00h30 de quinta-feira, 11 de agosto)
A beluga que ficou presa no Rio Seine e começou a nadar em direção a Paris morreu durante um esforço de resgate ambicioso destinado a ajudar a levá-la de volta para suas tradicionais águas frias do Ártico.
O animal foi eutanizado por veterinários após ficar com dificuldades para respirar enquanto estava sendo transportado pela estrada até a costa da Normandia. Horas antes, a beluga havia sido retirada da água doce do Seine, onde o animal não sobreviveria.
“Apesar de uma operação de resgate sem precedentes para a beluga, estamos tristes em anunciar a morte do cetáceo”, tuitou o prefeito do departamento de Calvados.
Fonte: BBC, The Guardian