As regiões de Aomori, Akita e Hokkaido enfrentam chuvas históricas há dias, e a previsão indica mais tempestades nos próximos dias.
Nesta sexta-feira (12), a chuva deverá se intensificar, e as autoridades emitiram alerta de desastres naturais, como deslizamentos de terra e inundações, e solicitam cuidado máximo.
Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), devido ao impacto da frente fria que se aproximada do norte do Japão, as regiões de Akita e Aomori, que já estão sob uma chuva histórica, continuarão a sofrer com o fenômeno.
Na manhã de sexta, observatórios do governo registraram chuva de 44mm por hora na cidade de Senboku (Akita). Durante o período entre o dia 8 de agosto e as 9h de sexta (12), choveu em Aomori, no total:
- 438mm em Hirosaki,
- 422,5 em Fukaura,
- 332mm em Ajigasawa,
- 294,5mm na cidade de Aomori
- 289mm em Mutsu
Na província de Akita, diversas regiões registraram precipitação de 200mm a 300mm, sendo o município mais afetado Happō, com 311,5mm. Apenas nestes 4 dias, choveu o equivalente ao mês de agosto inteiro nas províncias.
Em Hokkaido, a chuva diminuiu e as autoridades retiraram o alerta de deslizamento de terra dos bairros de Fukushima e Matsumae. Entretanto, 53 linhas de trem estão paradas devido à previsão de chuva para esta sexta.
Segundo a previsão, haverá a formação de tempestades com precipitação de 50mm por hora no norte de Tohoku. Até a manhã de sábado, deverá chover, no intervalo de 24 horas, 180 mm em Tohoku e 60mm em Hokkaido.
O nível de chuva deverá cair no domingo, mas as previsões indicam a formação de frentes frias no noroeste do Japão, e as regiões ao norte continuarão sob alerta.
Além disso, com o Tufão de n.º 8 se aproximando do leste do arquipélago principal, haverá a formação de chuva intensa nas regiões de Tokai e Kanto.
Fonte: NHK