Os EUA e a Coreia do Sul deram início aos seus maiores exercícios militares em anos, um show de força que deve aumentar as tensões com uma Coreia do Norte cada vez mais hostil.
Os exercícios, conhecidos como Ulchi Freedom Shield, estão sendo vistos como um sinal da determinação dos aliados para restaurar treinamento de larga escala após eles terem cancelado alguns exercícios regulares e reduzido outros para facilitar negociações nucleares, e devido à pandemia de covid-19.
Detalhes da operação não foram divulgados, mas exercícios passados envolveram dezenas de milhares de tropas e grandes números de aeronaves de guerra e tanques.
As forças armadas dos EUA e da Coreia do Sul disseram em uma declaração conjunta que os exercícios eram uma resposta a um “volume aumentado e escala de testes de mísseis (norte-coreanos)” no último ano.
Enquanto os aliados insistem que exercícios em campo são designados a planejarem suas respostas a um ataque norte-coreano, Pyongyang rotineiramente os condenam como ensaio para invasão, e no passado respondeu com lançamentos de mísseis.
Os exercícios, que terminarão em 1º de setembro, começaram contra um cenário de retórica cada vez mais hostil do Norte.
Fonte: The Guardian