O Ministério da Indústria do Japão planeja reiniciar operações em mais 7 reatores nucleares no verão do próximo ano como parte dos esforços para garantir fornecimento estável de eletricidade, disseram fontes informadas nesta quarta-feira (25).
Incluindo 10 reatores que já foram aprovados para operar, o ministério visa ter um total de 17 online, para melhor se preparar para uma possível escassez no fornecimento de energia, disseram as fontes.
Os 7 reatores nucleares adicionais são o Nº 6 e Nº 7 da planta de Kashiwazaki-Kariwa da Tokyo Electric Power Company, o Nº 2 da planta de Onagawa da Tohoku Electric Power Co., o Nº 1 e Nº 2 da planta de Takahama da Kansai Electric Power Co., o Nº 2 da planta de Shimane da Chugoku Electric Power Co., e o Nº 2 da planta 2 da Tokai da Japan Atomic Power Co.
Deles, os reatores de Onagawa, Takahama e Shimane já receberam aprovação local para reiniciar operações, as quais serão retomadas assim que medidas de segurança melhoradas forem concluídas.
O governo planeja liderar esforços para conquistar aprovação local para o reinício de operações dos reatores de Kashiwazaki-Kariwa e de Tokai.
Fonte: Nippon