Dados indicam que a aeronave estava cruzando a 37 mil pés no piloto automático quando falhou em descer no Aeroporto Internacional Addis Ababa Bole, seu destino programado, em 15 de agosto.
Uma aeronave da Ethiopian Airlines (ilustrativa/banco de imagens)
Dois pilotos adormeceram e perderam o pouso durante um voo do Sudão para a Etiópia na segunda-feira (22), de acordo com uma reportagem do site de notícias de aviação comercial Aviation Herald.
Publicidade
O incidente ocorreu a bordo do Boeing 737-800 da Ethiopian Airlines que partiu de Cartum com destino a Addis Ababa, segundo a reportagem, “quando os pilotos adormeceram” e “a aeronave continuou e passou do ponto de descida”.
Dados obtidos pelo site indicam que a aeronave estava cruzando a 37 mil pés no piloto automático quando falhou em descer no Aeroporto Internacional Addis Ababa Bole, seu destino programado, em 15 de agosto.
O controle de tráfego aéreo, aparentemente, não conseguiu entrar em contato com a tripulação, apesar de várias tentativas. Entretanto, um alarme foi soado quando o avião passou do ponto onde deveria descer e continuou ao longo da rota.
Subsequentemente, a aeronave começou a descida, aterrissando de forma segura cerca de 25 minutos depois.
“O voo pousou depois de forma segura após a comunicação ter sido restaurada. A tripulação envolvida foi removida de operação para aguardar investigação adicional”.
“Ação corretiva apropriada será tomada baseada no resultado da investigação. A segurança sempre foi e continuará a ser nossa prioridade”, disse a declaração da Ethiopian Airlines.
“A fadiga de pilotos não é nada novo, e continua a representar uma das ameaças mais significantes na segurança aérea internacionalmente”, tuitou o analista de aviação Alex Macheras.
Fonte: CNN