Os EUA provavelmente começarão a recomendar vacinas contra covid-19 anualmente, disseram autoridades da saúde na terça-feira (6), visto que novos reforços designados a combater variantes do coronavírus circulando atualmente são lançados.
Até o fim desta semana, 90% dos americanos viverão dentro de 8Km de locais que têm vacinas atualizadas, disse o secretário da saúde dos EUA, Xavier Becerra, em uma coletiva da Casa Branca.
Autoridades disseram que as pessoas poderão tomar os novos reforços neste outono ou inverno junto com suas doses regulares anuais de vacina contra influenza.
O coordenador de resposta à covid-19 da Casa Branca, o Dr. Ashish Jha, disse na coletiva que para “uma grande maioria dos americanos, estamos indo para um ponto onde uma única dose de vacina contra Covid deve oferecer um alto grau de proteção contra doença grave o ano inteiro. Isso é um marco importante”.
“Projeções modelo mostram que uma adoção de doses de vacina atualizada da covid-19 similares a uma cobertura anual de imunizantes para proteger contra a influenza poderia prevenir cerca de 100 mil hospitalizações e 9 mil mortes, e economizar bilhões de dólares em custos médicos diretos”, disse a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, Rochelle Walensky.
Fonte: Channel News Asia