Centro de processamento de dados no Japão usa neve para resfriar seus servidores

A cidade de Bibai em Hokkaido começou a usar neve em 2014 e reduziu custos de resfriamento de centros de processamento de dados em 55%.

Neve sendo retirada da rua (ilustrativa/banco de imagens)

Uma cidade no Japão descobriu uma maneira de resfriar seus vastos servidores que suportam a economia digital global sem alimentar a crise climática.

Publicidade

Bibai, uma cidade da província de Hokkaido, e seu White Data Center (WDC) se voltaram para a neve.

No WDC, neve é coletada e acumulada em um montículo protegido fora do prédio. O calor capturado de seus servidores derrete lentamente a neve e a água resfria tubulações contendo anticongelante, que então flui em torno do data center através de um sistema de ar-condicionado, mantendo as temperaturas em 25 graus Celsius.

O número de data centers em todo o mundo continua a crescer, para manter o aumento do streaming, jogos em nuvem e mineração de criptomoeda. Entretanto, eles tipicamente consomem muita energia e já são responsáveis por cerca de 1% da demanda de energia global.

O data center de Bibai começou a usar neve em 2014 com um auxílio da Organização de Nova Energia e Tecnologia Industrial do Japão (NEDO), e de acordo com o diretor do WDC, Kota Honma, reduziu custos de resfriamento de centros de processamento de dados em 55%.

Há uma relação de longa data da neve com a economia no norte do Japão.

Bibai registra de 8 a 10 metros de acúmulo e gasta cerca de 400 milhões de ienes (US$2.9 milhões) retirando a neve e se livrando dela. “Isso é considerado um problema para os residentes e a neve poderia realmente ser usada de uma boa maneira”, disse Honma.

Fonte: CNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Agência informa sobre o 13.º tufão do ano

Publicado em 12 de setembro de 2022, em Tempo

Anualmente a média é de mais de 20 tufões. Com o anúncio de um novo, é o 13.º do ano.

À esq. o Muifa sobre as ilhas do sul de Okinawa e à dir. o 13.º tufão (AMJ)

Enquanto o forte tufão Muifa, o 12.º do ano, continua sobre a cidade e ilha de Ishigaki (Okinawa), causando tempestade, elevação de ondas e chuva, inclusive em Miyako e outras ilhas, surgiu outro.

Publicidade

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou sobre a formação do 13.º tufão do ano, às 10h12 de segunda-feira (12). 

Foi batizado de Merbok, nome atribuído pela Malásia, que significa rolinha zebrinha. 

O tufão Merbok tem 998hPa de pressão atmosférica central, está próximo da ilha Wake e se move lentamente, a 10km/h, sobre o Oceano Pacífico. 

A previsão indica que não oferece nenhum risco para o Japão, já que está bem distante da costa do Pacífico. Prevê-se que na sexta-feira (16) se transforme em ciclone extratropical.

Este é o segundo tufão do mês de setembro, enquanto a média do mês é de 5, portanto, outros poderão se formar.

Fontes: AMJ, News Digest, Weather News e Yahoo!

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão