A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou na terça-feira a previsão do tempo para o inverno 2022-23.
A partir de novembro, a tendência de altas temperaturas deverá começar a desaparecer. Assim, há uma expectativa de temperaturas abaixo da média em algumas áreas e em outras, na média.
Espera-se que as temperaturas de dezembro a fevereiro fiquem abaixo do normal no leste e oeste do Japão, e normais em menos da metade do arquipélago, no norte do Japão, Okinawa e Amami.
Em Toyama, por exemplo, há uma probabilidade de 40% de que a temperatura fique abaixo da média, bem como uma probabilidade de 40% de que tanto a chuva quanto a queda de neve sejam acima da média. Assim, as galochas, cachecóis e casacos serão muito usados.
A mesma previsão vale para o trecho entre Niigata até Shimane. Se deve à continuidade do fenômeno La Niña, por isso, em uma larga faixa do litoral do Mar do Japão poderá ter mais neve do que a média.
No momento, uma das preocupações é com o fornecimento de energia elétrica, gás e combustível (querosene) para os aquecedores, pois a invasão da Rússia na Ucrânia ainda continua.
O governo já pediu às grandes companhias para que adquiram combustível adicional para geração de energia térmica, como gás natural liquefeito, a fim de evitar uma oferta e demanda limitadas por eletricidade neste inverno.
Fontes: WeatherNews, Yomiuri e KNB