Um novo tipo de terapia contra câncer que usa um vírus comum para infectar e destruir células nocivas está mostrando uma grande promessa em ensaios humanos iniciais, dizem cientistas no Reino Unido.
Em um paciente o câncer desapareceu, enquanto em outros seus tumores encolheram.
O medicamento é uma forma enfraquecida do vírus do herpes simples que foi modificado para matar tumores.
Estudos mais amplos e longos serão necessários, mas especialistas dizem que a injeção pode oferecer finalmente uma salvação para mais pessoas com câncer avançado.
As injeções, aplicadas diretamente no tumor, atacam o câncer de duas maneiras, ao invadir células cancerígenas e causando seu rompimento e ao ativar o sistema imune.
Cerca de 40 pacientes receberam o tratamento como parte do ensaio. Para alguns foi administrada apenas a injeção de vírus, chamada de RP2. Outros também receberam um outro medicamento para combater o câncer, chamado nivolumab.
A Dr. Marianne Baker, do Centro de Pesquisa do Câncer do Reino Unido, disse que a descoberta encorajadora pode mudar o curso do tratamento de câncer.
“Cientistas descobriram há 100 anos que vírus poderiam ajudar a tratar o câncer. Mas tem sido desafiador explorá-los de forma segura e eficaz”.
“Essa nova terapia mostra promessa em um ensaio inicial de pequena escala, agora precisamos de mais estudos para descobrir o quão bem ela funciona”.
Fonte: BBC