A nave DART da NASA colidiu na segunda-feira (26) contra o asteroide Dimorphos em um teste histórico da habilidade humana em prevenir que um objeto cósmico devaste a vida na Terra.
O impacto ocorreu às 19h14 EDT (Eastern Daylight Time) após a nave da missão Double Asteroid Redirection Test (DART) ter sido lançada da Califórnia, nos EUA, para realizar seu primeiro experimento do tipo.
“Estamos embarcando em uma nova era, uma era em que potencialmente temos a capacidade de nos proteger de algo como um perigoso impacto de asteroide”, disse Lori Glaze, diretora da divisão de ciência planetária da NASA.
O Dimorphos, um asteroide de 160m comparado a uma pirâmide egípcia, orbita um irmão mais velho chamado Didymos. Nunca vista antes, a “minilua” apareceu como uma partícula de luz cerca de 1 hora antes da colisão.
Seu formato similar ao de um ovo e superfície escarpada e pontilhada como rochas finalmente ficou claro nos últimos minutos, enquanto a DART seguia em sua direção a cerca de 23,5 mil Km/h.
Cientistas e engenheiros da NASA aplaudiram quando a tela congelou em uma imagem final, indicando que o sinal havia sido perdido e o impacto ocorrido.
O par de asteroides não representa ameaça para o nosso planeta.
Entretanto, a NASA considerou importante a realização do experimento antes que uma necessidade real seja descoberta.
Poucos dos bilhões de asteroides e cometas em nosso sistema solar são considerados potencialmente perigosos para o nosso planeta, e nenhum é esperado nas próximas centenas de anos.
Fonte: Channel News Asia