Beber duas ou três xícaras da maioria dos tipos de café pode proteger as pessoas de doenças cardiovasculares e morte precoce, mostra novo estudo.
“Os resultados sugerem que consumo leve a moderado de café moído, instantâneo e descafeinado deve ser considerado parte de um estilo de vida saudável”, disse o autor do estudo, Peter Kistler, chefe de pesquisa clínica de eletrofisiologia no Instituto Baker do Coração e Diabetes e chefe de eletrofisiologia no Hospital Alfred em Melbourne, na Austrália.
Pesquisadores descobriram “reduções significativas” no risco de doença coronária, insuficiência cardíaca congestiva e AVC para todos os três tipos de café.
Entretanto, apenas o café moído e o instantâneo com cafeína reduzida reduziram o risco de um batimento cardíaco irregular chamado de arritmia. O café descafeinado não reduziu esse risco, de acordo com o estudo publicado na quarta-feira (28) no Jornal Europeu de Cardiologia Preventiva.
Estudos anteriores também descobriram que quantidades moderadas de café preto, entre 3 a 5 xícaras diárias, mostrou reduzir o risco de doença cardíaca, assim como Alzheimer, Parkinson, diabetes tipo 2, doença hepática e câncer de próstata.
“Esse artigo se acrescenta ao volume de evidências de ensaios observacionais que associaram o consumo moderado de café com cardioproteção, o que parece promissor”, disse Charlotte Mills, docente em ciências naturais na Universidade de Reading no Reino Unido, em uma declaração.
Entretanto, esse estudo, como muitos outros no passado, foi apenas observacional em natureza e, portanto, não pode provar um causa direta e efeito, acrescentou Mills, que não estava envolvida no estudo.
Fonte: CNN